Precisa de sal e óleo na água? 7 dicas infalíveis para fazer macarrão sem erros

Por

Atualizado em 14/02/2017

FIM!

Gabriel Quintão

Leia mais

Cozinhar um macarrão é algo que, aparentemente, todo mundo consegue e sabe fazer, e não tem dúvidas, né? Bem, não é exatamente assim. Precisa quebrar o macarrão para caber na panela? É necessário colocar óleo na água? E sal? Como faz para não grudar?

Em geral, um pacote de 500g de massa grano duro dá para 4 pessoas

Gabriel Quintão Em geral, um pacote de 500g de massa grano duro dá para 4 pessoas

Para esclarecer essas questões e ainda aprender alguns truques, contamos com a ajuda do restaurante La Grassa, em São Paulo. Durante nossa visita, perguntamos ao chef sobre os erros e acertos na hora de cozinhar uma boa massa, para que ela fique “perfeita”. Confira as dúvidas mais comuns na galeria e aprenda com o passo a passo.

Macarrão sem erros

1 de 8
Compartilhe Twitter Google +

1 - Use sal grosso na água e esqueça o fio de óleo!

No La Grassa, a dica é colocar um punhado de sal grosso na água. O chef pega o sal com a ponta dos dedos e joga na água. Geralmente, são 10 gramas de sal para cada 1 litro de água. Lembre-se: a proporção adequada é de cerca de 1 litro de água para cada 100g de massa

Créditos: Gabriel Quintão

2 - Quanto de massa por pessoa?

Em geral, um pacote de 500g de massa grano duro dá para 4 pessoas

Créditos: Gabriel Quintão

3 - NUNCA quebre o macarrão

Parece bobo, mas tem gente que na hora de cozinhar o spaghetti costuma quebrar o macarrão para que ele caiba na panela ou então para que cozinhe mais rápido. Isso não dá certo e não se preocupe, assim que começar a cozinhar, ele vai descer e vai dar tudo certo, tá bom?

Créditos: Gabriel Quintão

4 - Observe SEMPRE o tempo de cozimento nas instruções da embalagem

Cada massa tem seu tempo de cozimento. É importante estar atento na embalagem do produto. Em geral, ela leva de 7 a 10 minutos para ficar pronta. Massas frescas são mais rápidas, cerca de 2 minutos na água fervente são mais do que suficiente. Não se esqueça, SEMPRE leia as instruções na embalagem

Créditos: Gabriel Quintão

5 - Mexa um pouco durante o cozimento

Mexa um pouco a massa durante o cozimento, isso ajuda a ela ficar mais separada e não grudar, ainda mais se a massa for um spaghetti

Créditos: Gabriel Quintão

6 - Como sei que está no ponto?

Tome cuidado com o ponto. A dica do restaurante La Grassa é tirar um fio da massa da panela e quebrar ao meio, um pouquinho do centro ainda precisa estar branco. Caso ele quebre muito facilmente, provavelmente seu macarrão cozinhou demais!

Créditos: Gabriel Quintão

7 - Coloque azeite para não grudar!

Tire o macarrão da panela e escorra. Coloque em uma travessa e coloquei um pouco de azeite, não muito mais do que um fio. Misture bem e assim ela não vai grudar!

Créditos: Gabriel Quintão

8 - Coloque o molho de sua preferência e se delicie!

Créditos: Gabriel Quintão

Ah, e se quiser, está aqui uma receita de molho de tomate bem italiana para acompanhar essa massa ótima.

Serviço
La Grassa
Av. Juriti, 32 – Moema, São Paulo
http://www.lagrassa.com.br/site/

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários