Estudo mostra que aplicativos do sono podem causar ainda mais insônia

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Atualizado em 5/03/2017

INSONIA

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Aplicativos que monitoram nosso sono foram criados para nos garantir horas mais tranquilas de sono, certo? Nem sempre. É o que mostra uma pesquisa publicada pela Rush University Medical Center em Chicago, nos Estados Unidos.

O estudo observou que 15% das pessoas que compraram aplicativos do tipo tiveram mais problemas para dormir do que tinham antes do serviço. Isso porque as inúmeras regras para que os aplicativos funcionem adequadamente estressam seus usuários. Ansiosos com a possibilidade de o aplicativo não funcionar, eles acordam várias vezes durante a noite. Algo parecido com aquela ansiedade de quem precisa acordar cedo no dia seguinte e, por isso, mal sonegue dormir com medo de perder a hora.

Além disso, esses aplicativos podem levar a hábitos que prejudicam ainda mais o sono, como permanecer tempo demais na cama. “Nem sempre é possível monitorar uma noite perfeita de sono”, disse  Kelly Glazer Baron, autor do estudo.

11 coisas que estão acabando com seu sono

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Comer antes de dormir

É uma boa idéia comer um lanche leve antes de dormir para que você não acordar morrendo de fome. Porém, cuide para que não seja algo pesado ou picante, pois pode acabar fazendo o seu corpo trabalhar demais. Seu corpo precisa começar a se desligar antes de dormir, não trabalhar para digerir toda a comida que você comeu. Evite grandes refeições três horas antes de ir para a cama, afirma o artigo da Bustle

Créditos: Pexels

Quarto muito quente

Pode até ser confortável, mas fazer do seu quarto uma estufa não é uma boa ideia. Um quarto muito quente pode fazer com que você acorde durante a noite. A temperatura idela é de 13ºC a 23ºC

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Trabalho excessivo

Trabalhar demais pode prejudicar seu sono também. Um estudo da American Academy of Sleep Medicine afirmou que o trabalho é o principal motivo para que as pessoas não durmam bem ou o suficiente. Sem surpresa nenhuma, isso foi diretamente ligado a longas jornadas de trabalho

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Tomar banho quente

É uma boa idéia tomar banho antes de dormir e até lavar o cabelo, especialmente, se você quer adiantar a sua rotina de todas as manhãs. Porém, certifique-se que você não vai tomar um banho muito quente ou usar o secador exatamente antes de ir para a cama. O calor pode atrapalhar seu sono. Pessoas que dormem bem tem uma queda natural de temperatura quando estão dormindo. Então, tomar banho quente pode elevar ainda mais a temperatura do seu corpo e bagunçar o ciclo de esfriamente, tornando mais difícil você cair no sono

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Tomar um drink

Se você está enfrentando problemas para dormir pode achar que tomar um drink ou uma taça de vinho pode ajudar. E, sim, isso pode te ajudar por um momento. Porém, o álcool pode fazer que manter o seu sono seja mais difícil. Ele funciona, inicialmente, como sedativo, porém diminui a qualidade do seu sono. É melhor tentar beber um chá

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Sonecas

Se você não dormiu o suficiente, não tente compensar o sono com sonecas durante o dia. Noites mal dormidas, seguidas de sonecas durante o dia podem bagunçar o seu relógio interno, que é controlado por um conjunto de célular nervosas no cérebro, que mantém também a regulação do apetite e da temperatura corporal

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Ver filmes

É completamente normal tentar dormir vendo seu filme favorito no Netflix. Porém, isso pode fazer você ficar ainda mais ligado e arruinar o seu sono. Assistir um programa de notícias ou sua série favorita na TV pode ser psicologicamente estimulante, mas a luz azul que a maioria dos aparelhos emitem fazem seu cérebro pense que ainda é dia. Como resultado, a melatonina - hormônio em nosso cérebro que aparece quando está escuro e nos deixa sonolentos - não apareça tão forte e nos deixe bem acordados. Tente adormecer lendo um livro, por exemplo

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Esquecer de arrumar o quarto

Se você é daquelas pessoas que precisa de motivação para arrumar a casa, aqui está uma bem boa. Um quarto bagunçado pode deixar sua mente mais preocupada, de acordo com a Prevention. Então, arrume seu quarto antes de ir para a cama ou, pelo menos, tire a bagunça de vista

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Animais de estimação no quarto

Você precisa tirar o seu animal de estimação do quarto. Segundo especialistas, dormir com um animal, principalmente na cama, pode não acordá-lo totalmente, mas pode interromper significativamente o seu ciclo de sono

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Não relaxar

Se você não tem uma TV ligada ou animais de estimação te mantendo acordado, o estresse pode ser seu maior problema para dormir. Ele é o motivo número um dos transtornos de sono de curto prazo. Se você não consegue dormir, levante da cama e vá para outro quarto. Faça algo calmo, relaxante e que ajude a sua cabeça a se desligar de preocupações. Especialistas sugerem fazer uma lista de coisas a fazer para tirar tudo o que há na sua mente. Com sorte, isso vai te ajudar a voltar para a cama com a cabeça mais leve

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Luzes

Se você está com problemas para dormir, sempre certifique-se que não há nenhuma luz entrando no seu quarto. Luz da rua, despertadores e aparelhos de TV e DVD podem mexer com seu relógio interno. De acordo com a Prevent, elas fazem você se sentir mais desperto. Cobrir luzes de LED ou usar uma máscara para dormir podem enganar seu cérebro e deixar você mais relaxado

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