Projeto “Bike Anjo” ensina ciclistas iniciantes a andarem de bicicleta no trânsito das grandes cidades

Redação

Por

Atualizado em 15/08/2013

Quem sempre sonhou em usar a bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades brasileiras mas tinha medo de se jogar nessa “loucura” agora pode contar com um serviço gratuito que é quase uma mãe. 

O Bike Anjo é um projeto que ensina e orienta o ciclista iniciante a se portar no trânsito das grandes cidades. Na prática, funciona da seguinte maneira: ciclistas experientes ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a usar a bike com segurança até nos trânsitos mais caóticos. 

Os bike anjos trabalham como voluntários e acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas. Além disso, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta.  

“São verdadeiros anjos da guarda para quem quer encarar o trânsito frenético das grandes cidades”, como lembra Victor Franzini, um dos bike anjos que conversaram com o Virgula Lifestyle.

Veja abaixo a aula que o biker anjo Victor Franzini deu à repórter Márcia Garbin, que encarou pela primeira vez o trânsito numa bicicleta na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Aprenda a pedalar pelas ruas de São Paulo com o Bike Anjo

Ainda de acordo com Franzini, o projeto, que se firmou em dezembro de 2010 na Grande São Paulo, já está presente em 80 cidades brasileiras com mais de 700 voluntários.

“A nossa atividade voluntária busca por uma melhor qualidade de vida, com menos poluição e barulho, numa convivência pacífica no trânsito. Queremos também mais bikes e menos carros nas ruas, e essa é a nossa intenção ao oferecer orientação gratuita aos iniciantes, que têm dúvida sobre como se portar no trânsito em cima de uma bicicleta”, afirma Franzini. 

Para participar e se aventurar em uma aula de bike pelas ruas, o interessado deve se cadastrar através do site do projeto e o bike anjo mais próximo de sua rota é enviado para dar as orientações necessárias. Feito isso, a organização coloca o “professor” e “aluno” em contato, e uma aula prática é combinada.    

Princípios básicos que um ciclista deve saber

Use luz piscante tanto de dia quanto de noite

Use capacete      

Nunca ande na contramão

Tome cuidado com as portas dos carros parados

Não circular no corredor entre os veículos 

Utilize uma faixa como se fosse um carro

Sinalize sempre com as mãos o que pretende fazer     

Não passe no sinal vermelho com a bike

Nunca ande no corredor de ônibus

 

 

 

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários

Os comentários estão fechados.