Stand up Paddle: esporte que conquistou os famosos queima até 350 calorias por hora

O SUP trabalha todo o sistema cardiovascular, tonifica a musculatura de membros inferiores e superiores

Redação

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Atualizado em 11/01/2014

Stand up Paddle: conheça os benefícios e os famosos adeptos ao esporte do momento

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Com certeza o que você mais tem visto neste Verão é a galera tentando se equilibrar praticando Stand Up Paddle ou SUP, como também é conhecido. Para quem não sabe, o esporte do momento nada mais é do que uma variação do surf, praticado em pé e com o uso de remos.

A modalidade vem sendo praticada no Brasil desde 2005, mas só no ano passado é que ela realmente ganhou os brasileiros. De lá pra cá, bombaram fotos de famosos em suas pranchas e é cada vez mais comum ir à praia e se deparar com alguns praticantes. (Veja na galeria acima as celebridades adeptas)

Coisa de surfista frustado?

Que nada! Em entrevista ao Virgula Lifestyle, Ivan Floater, presidente da CBSUP (Confederação Brasileira de Stand Up Paddle), afirma que apesar dos dois esportes serem praticados com pranchas, a origem é diferente.

“Acredite ou não a arte de remar em pé é antecessora ao surf. Além disso, para praticar o surf é necessária à existência de uma onda, já o SUP pode ser praticado com ou sem onda, pois existe uma variação de
modalidades que abrangem; corridas, passeios, travessias, SUP rafting em corredeiras, SUP wave nas ondas, SUP Yoga, SUP transporte, SUP fish que independem de ondas”.

“O que atrai o pessoal também é que o SUP pode ser praticado em qualquer lugar que tenha; água com o mínimo de profundidade para não raspar a quilha e espaço suficiente para remar; como o mar, lagos, represas, rios e até mesmo na piscina”, diz Ivan.

Benefícios
 
O SUP trabalha todo o sistema cardiovascular, tonifica a musculatura de membros inferiores e superiores e queima em torno de 350 calorias por hora de prática. Além disso, ao remar, a pessoa fortalece toda a musculatura relacionada com os ombros (Peitoral, Deltóide, Trapézio, entre outros músculos) e ajuda a fortalecer as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris também. Além disso, todo adepto com pouco tempo de prática tem um grande retorno em postura e equilíbrio.

Dicas de quem entende!

Para não passar vergonha na hora que chegar a sua vez de se arriscar no Stand up Paddle, aí vão algumas dicas práticas de quem manja do assunto:

“Para se manter em equilíbrio na prancha sobre a água, você precisa manter suas coxas e abdome contraídos, o que é um ótimo exercício para a tonificação destes músculos – e dos glúteos também”, diz Ivan.

O especialista conta ainda que não é necessário ter noções de surf, você já pega o jeito depois de uns 15 minutos de contato com o equipamento. “O maior potencial desse esporte é que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Ou seja, para praticar o Stand Up Paddle basta apenas interesse e boa vontade”.

História

O SUP surgiu em meados da década de quarenta, no Havaí, mais especificamente na praia de Waikiki, berço do surf mundial. Paralelamente ao surf tradicional que se rema deitado, alguns professores conhecidos como Beachboys, remavam em pé sobre pranchas de madeira que na época eram enormes e pesadas.

Mas o Stand Up Paddle se projetou como um esporte mundialmente reconhecido quando o californiano Laird Hamilton reconhecido como o maior Waterman da atualidade e alguns havaianos começaram a praticar mais regularmente o esporte com equipamentos mais modernos e específicos que possibilitaram ampliar muito o potencial do esporte e exibir grandes manobras. Isso despertou o interesse da mídia e de varias empresas do setor que atualmente exploram esse novo mercado.

Agora que você já está craque no assunto, bora praticar? Separamos alguns vídeos para você dar aquela animada e correr pro abraço!

Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3

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