Diversão

Cinema

No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, lembre filmes que retratam o preconceito

Virgula

Por

Atualizado em 21/03/2013

Filmes que retratam a discriminação racial

1 de 0
Compartilhe Twitter Google +

Hotel Ruanda (2004) – No ano de 1994, na Ruanda, o grupo étnico hutu promoveu um bárbaro genocídio contra a minoria tutsi, apesar de as d…

Hotel Ruanda (2004) – No ano de 1994, na Ruanda, o grupo étnico hutu promoveu um bárbaro genocídio contra a minoria tutsi, apesar de as duas raças serem quase indestinguíveis entre si. No filme, baseado em fatos reais, Paul Rusesabagina (Don Cheadle) é o gerente de um hotel que passa a refugiar tutsis que temem…

Créditos: reproducao

A Lista de Schindler (1993) – Ganhador de dois prêmios Oscar (Melhor Filme e Melhor Diretor para Steven Spielberg), o filme acompanha os …

A Lista de Schindler (1993) – Ganhador de dois prêmios Oscar (Melhor Filme e Melhor Diretor para Steven Spielberg), o filme acompanha os esforços do empresário Oskar Schindler, na racista Alemanha nazista, para salvar a vida de judeus condenados a ir a campos de concentração.

Créditos: reproducao

Uma História Americana (1990) – Durante o histórico Boicote aos ônibus de Montgomery de 1955, que se opunha à segregação racial nos ônibu…

Uma História Americana (1990) – Durante o histórico Boicote aos ônibus de Montgomery de 1955, que se opunha à segregação racial nos ônibus da cidade, Odessa Cotter (Whoopi Goldberg), uma mulher negra, adere ao movimento e recebe apoio de sua patroa branca, Miriam Thompson (Sissy Spacek).

Créditos: reproducao

Crash – No Limite (2004) – Uma série de histórias interligadas abordam o preconceito racial, visto por diferentes ângulos. O enredo retra…

Crash – No Limite (2004) – Uma série de histórias interligadas abordam o preconceito racial, visto por diferentes ângulos. O enredo retrata desde um policial racista que se utiliza de seu poder para abusar de uma mulher negra até uma dupla de rapazes negros que utiliza a discriminação como desculpa para cometer crimes.

Créditos: reproducao

Invictus (2009) – Logo após o fim do apartheid, a seleção de rugby da África do Sul, composta principalmente por brancos, serve de instru…

Invictus (2009) – Logo após o fim do apartheid, a seleção de rugby da África do Sul, composta principalmente por brancos, serve de instrumento para o primeiro presidente negro do país, Nelson Mandela (Morgan Freeman), promover a integração de negros e brancos sob uma única bandeira.

Créditos: reproducao

A Vida Secreta das Abelhas (2008) – Nos anos 60, nos EUA, Lilly (Dakota Fanning) é uma garota branca que foge da casa de seu violento pai…

A Vida Secreta das Abelhas (2008) – Nos anos 60, nos EUA, Lilly (Dakota Fanning) é uma garota branca que foge da casa de seu violento pai para viver com a família negra de sua cuidadora e amiga Rosaleen (Jennifer Hudson), em uma pequena cidade. A menina se apaixona por um menino negro, e isso…

Créditos: reproducao

Distrito 9 (2009) – Em um futuro distópico, alienígenas são obrigados a viver em guetos na Terra, em condições precárias, pelo simples fa…

Distrito 9 (2009) – Em um futuro distópico, alienígenas são obrigados a viver em guetos na Terra, em condições precárias, pelo simples fato de serem uma outra forma de vida inteligente. A pessimista mensagem é que a humanidade permanece intolerante à diferença, mesmo após tantas lições históricas.

Créditos: reproducao

O Poder de um Jovem (1992) – Na segregada África do Sul da primeira metade do século 20, o jovem inglês PK (interpretado por vários atore…

O Poder de um Jovem (1992) – Na segregada África do Sul da primeira metade do século 20, o jovem inglês PK (interpretado por vários atores, entre eles Simon Fenton) aprende boxe com um prisioneiro negro, Geel Piet (Morgan Freeman), e passa a lutar contra as injustiças do apartheid. Mostra o quanto uma única pessoa…

Créditos: reproducao

Histórias Cruzadas (2011) – Durante a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, nos anos 60, a jovem Skeeter Phelan (Emma Stone) deci…

Histórias Cruzadas (2011) – Durante a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, nos anos 60, a jovem Skeeter Phelan (Emma Stone) decide escrever sobre a relação entre empregadas negras e seus patrões brancos. Ela ouve o relato de várias empregadas e torna-se consciente do racismo que elas sofrem em situações cotidianas.

Créditos: reproducao

Malcolm X (1992) – A cinebiografia de Malcolm X, vivido no filme por Denzel Washington, mostra a luta do controverso ativista norte-ameri…

Malcolm X (1972) – A cinebiografia de Malcolm X, vivido no filme por Denzel Washington, mostra a luta do controverso ativista norte-americano em prol da igualdade racial. O longa começa com um discurso do personagem: “Nós não vemos o sonho americano. Nós apenas experimentamos o pesadelo norte-americano”.

Créditos: reproducao

A Outra História Americana (1998) – A raiva irracional dos skinheads em relação aos negros é relatada de forma crua nesse filme. Derek (E…

A Outra História Americana (1998) – A raiva irracional dos skinheads em relação aos negros é relatada de forma crua nesse filme. Derek (Edward Norton) é o líder de uma gangue de racistas que, após assassinar um jovem, é condenado e preso. Na cadeia, ele tem a oportunidade de repensar sua vida.

Créditos: reproducao

Django Livre (2012) – O filme de Quentin Tarantino é uma “vingança histórica” contra os maltratos sofridos pelos escravos negros no sécul…

Django Livre (2012) – O filme de Quentin Tarantino é uma “vingança histórica” contra os maltratos sofridos pelos escravos negros no século 19. O ex-escravo Django (Jamie Foxx) promove banhos de sangue para combater o sádico e racista proprietário de escravos Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).

Créditos: reproducao

Mais galerias

Esta quinta-feira (21) marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, criado pela ONU em referência ao Massacre de Sharpeville. Em 1960, nessa data, 69 pessoas foram mortas na África do Sul em um protesto pacífico pelos direitos dos negros. As cruéis faces do racismo foram retratadas em muitos filmes no cinema.

A questão do apartheid, regime de segregação racial adotado pela África do Sul até 1994, foi tema de belos longas como O Poder de Um Jovem (1992) e Invictus (2009). O Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos, por sua vez, foi retratado em filmes como Histórias Cruzadas, assim como o anti-semitismo nazista foi abordado em A Lista de Schindler, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 1994.

Confira, na galeria de fotos acima, uma lista de bons filmes que abordam a questão da discriminação racial e nos lembram que a luta, após tantos anos e sacrifícios, continua

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários

Os comentários estão fechados.