Diversão

Literatura

Britânico explica o “carisma” de Adolf Hitler em novo livro

Virgula

Por

Atualizado em 14/11/2013

O historiador britânico Laurence Rees lança no Brasil, pela editora Leya, o livro O Carisma de Adolf Hitler – O Homem Que Conduziu Milhões ao Abismo, no qual tenta desvendar o magnetismo do ditador. Hitler foi o principal responsável pelo Holocausto, genocídio que matou mais de 10 milhões de pessoas entre as décadas de 1930 e 1940.

Autor de seis livros sobre a Segunda Guerra Munidial, Rees analisa documentos e conduz entrevistas que explicam o papel que o “carisma” do austríaco, que foi pintor na juventude, teve na sua subida ao poder.

De acordo com o autor, Hitler era capaz de exercer uma influência poderosa sobre as pessoas com quem convivia. Ele tinha características mais próximas de um líder religioso do que de um político.

“O homem emanava um tal carisma que as pessoas acreditavam em qualquer coisa que ele dizia”, diz Emil Klein em um dos depoimentos do livro. Emil ouviu Hitler falar na década de 1920.

Com base em relatos de testemunhas, ele foi capaz de traçar um perfil psicológico do ditador. “Tive a sorte de ter acesso a fontes primordiais – centenas de entrevostas com testemunhas e criminosos nortearam meu trabalho”, conta. “A maioria deles é inédita.”

Laurence, que já ganhou um BAFTA e estuda o Holocausto há 20 anos, é diretor do filme The Dark Charisma of Adolf Hitler, da emissora britânica BBC.

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários

Os comentários estão fechados.