Primeira partida de futebol oficial no Brasil completa 114 anos

Redação

Por

Atualizado em 14/04/2009

O dia 14 de abril é considerado uma data histórica para o futebol brasileiro. Poucas pessoas sabem, mas foi nesta data, no ano de 1895, que se disputou a primeira partida oficial no país, há 114 anos. Na oportunidade, São Paulo Railway (primeira estrada de ferro paulista), time de Charles Miller (considerado por muitos como o precursor do esporte em terras tupiniquins), e a equipe da Companhia de Gás, se enfrentaram em um campo na Várzea do Carmo. O confronto terminou com a vitória dos ferroviários por 4 a 2.

Ambos os times, já extintos nos dias de hoje, eram formados por ingleses radicados na capital paulista. Vale lembrar que, inicialmente, apenas brancos podiam praticar o esporte no Brasil de forma profissional. Por isso, grande parte dos primeiros clubes brasileiros foram fundados por estrangeiros. Os negros só começaram a ser aceitos em times brasileiros na década de 20, tendo o Vasco da Gama como agremiação pioneira.

A partir desta data, o futebol brasileiro começou a ganhar notoriedade internacional e, assim, o Brasil foi nomeado o “país do futebol”. Presente em sete das 18 finais de Copa do Mundo, conquistando cinco delas (1958, 1962, 1970, 1994, 1998 e 2002), a seleção brasileira é a única que participou de todas as edições disputadas até hoje.

Campeonato Brasileiro

Criado no ano de 1971, o Campeonato Brasileiro de Futebol teve como seu primeiro vencedor o Clube Atlético-MG. Principal torneio nacional do país, a competição chega a sua 40ª edição em 2009, tendo o São Paulo como o principal vencedor (seis títulos).

Estaduais (Rio-São Paulo)

Outra paixão nacional são os campeonatos regionais. Disputada por equipes do mesmo estado, a competição tem como principal atrativo a rivalidade interna entre os clube. Considerados os mais competitivos, os torneios de São Paulo e do Rio de Janeiro foram os primeiros do país.

Criado em 1902, o Campeonato Paulista de Futebol, fundado pela Liga Paulista de Futebol, teve a participação de cinco equipes (São Paulo Athletic, Paulistano, Mackenzie, Germânia e Internacional) e após oito partidas, o time que levava o nome da cidade sagrou-se o primeiro campeão estadual.

Já o estadual do Rio de Janeiro teve sua primeira edição em 1906, ano em que o Fluminense se sagrou campeão.

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários

Os comentários estão fechados.