‘Ar-condicionado’ sem eletricidade promete aliviar calor em Bangladesh

Fabiano Alcântara

Por

Atualizado em 1/03/2017

Ar-condicionado sem eletricidade promete aliviar calor em áreas pobres

Reprodução Ar-condicionado sem eletricidade promete aliviar calor em áreas pobres

O que você pode fazer com garrafas de plástico? Um aparelho de ar-condicionado? Acredite ou não, você pode. O inventor Ashis Paul, de Bangladesh, criou uma forma inovadora para extrair o ar fresco usando garrafas de plástico. Ele fez uma campanha para ensinar as pessoas que vivem em regiões rurais do país a construírem seus próprios “eco-coolers”.

“Somos uma nação susceptível de inundação, portanto, em Bangladesh rural, a maioria das pessoas constroem casas de lata. Cerca de 70% da população de Bangladesh vive em casas assim. Mas o problema é que estas cabanas de estanho são insuportavelmente quentes”, afirmou Jaiyyanul Huq, diretor criativo do Grupo Grey, empresa que liderou a publicidade do projeto. “É como estar em uma sauna no Saara”, comparou.

Para fazer um eco-cooler você precisa pegar garrafas de plástico e cortás-las ao meio e, em seguida, a montá-las em uma placa. Depois, coloque a placa sobre uma janela, com os gargalos voltados para o interior da casa.

A mudança na pressão do ar que ocorre quando entra na parte mais larga da garrafa e sai através do gargalo esfria o ar. O eco-refrigerador pode diminuir a temperatura em 5° C.

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários