Formato MP3 é oficialmente extinto por seus desenvolvedores

Fabiano Alcântara

Por

Atualizado em 15/05/2017

Formato MP3 é oficialmente extinto por seus desenvolvedores

Visual Hunt/Reprodução Formato MP3 é oficialmente extinto por seus desenvolvedores

Leia mais

O MP3, formato de codificação de áudio digital que mudou a forma como ouvimos música e levou a adoção de inúmeros novos dispositivos ao longo das últimas duas décadas está morto. O desenvolvedor do formato anunciou esta semana que terminou oficialmente o seu programa de licenciamento, de acordo com o Gizmodo.

“Embora existam codecs de áudio mais eficientes com recursos avançados disponíveis hoje, o MP3 ainda é muito popular entre os consumidores. No entanto, a maioria dos serviços de mídia de última geração, como streaming ou radiodifusão de TV e rádio, usa modernos codecs ISO-MPEG como a família AAC ou no futuro MPEG-H. Esses podem oferecer mais recursos e uma qualidade de áudio superior em bitrates muito menores em comparação com o MP3″, justificou o Instituto Fraunhofer sobre o fim do programa de licenciamento.

Os formatos mais novos terão o padrão AAC (Advanced Audio Coding), desenvolvido em parte pelo Instituto Fraunhofer. “Ao contrário de vinil ou a cassete, parece improvável que MP3 vai ter um ressurgimento nostálgico”, afirmou o Gizmodo. 

Sugerir correção

Recomendados para você

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários