Homem cego e amigo biamputado plantam juntos cerca de 10 mil árvores em 10 anos

Gabriel Carvalho

Por

Atualizado em 18/03/2015

Olhando para o verde trecho exuberante cheio de árvores da Vila Yeli ,China, é difícil imaginar que há 12 anos atrás essas planícies estavam cheias de pedras e ervas daninhas. Esta transformação aparentemente milagrosa é fruto do trabalho e dedicação de um homem cego idoso chamado Jia Haixia e seu amigo Jia Wenqi, que teve ambos braços amputados. Por mais de 10 anos, os amigões plantaram milhares de árvores em uma história emocionante de esforço para proteger e preservar a natureza próxima a sua aldeia.

Juntos, ambos conseguem superar sua deficiências individuais e fazer a diferença em sua aldeia.

Juntos, ambos conseguem superar sua deficiências individuais e fazer a diferença em sua aldeia.

Haixia, 53 anos, nasceu com catarata congênita que o deixou cego do olho esquerdo. Em 2000 ele perdeu o outro olho em um acidente de trabalho, deixando-o completamente sem visão. Wenqi, também 53, perdeu os dois braços em um acidente quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Após Haixia ficar totalmente cego, os dois amigos estavam tendo problemas para conseguir emprego (fala sério, né?). Foi dessa adversidade que eles decidiram alugar mais de oito hectares de terra perto de um rio junto ao governo local com o objetivo de plantar árvores para as próximas gerações. Assim, além de proteger sua aldeia de enchentes, eles ainda conseguiram arranjar um renda do governo.

Todas as manhãs, os dois parças acordam ao nascer do sol e em seguida dirigem-se para mais um dia de trabalho pesado. Com pouco dinheiro para comprar mudas de lojas locais, eles se viram com mudas de árvores cultivadas. Depois de anos de vida trabalhando lado a lado, os amigões aprenderam a trabalhar juntos para superar suas deficiências individuais.

Wenqi muitas vezes leva Haixia nas costas do outro lado do rio correndo, enquanto Haixia é quem sobe até o topo das árvores para colher novas mudas. Depois de descer, Haixia cava buracos no chão para plantar as mudas; em seguida, Wenqi tem o cuidade de cuidar das mudas que crescem. Com este sistema único e eficiente de trabalho em equipe, eles estimam que já plantaram mais de 10.000 árvores em 12 anos.

Haixia e Wenqi têm recebido muito apoio após a sua linda história se tornar viral na China. Algumas pessoas doaram dinheiro para “patrocinar” o trabalho magnífico que a dupla faz. Segundo a  Agência de Notícias Xinhua, Haixia pode ser capaz de recuperar a visão de seu olho esquerdo graças a uma operação que uma equipe de profissionais de saúde estão dispostos a realizar gratuitamente.

Se você precisava de um estímulo para largar de preguiça e vencer os obstáculos do dia a dia, essa é a história.

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários