Macaco obeso alimentado por turistas é resgatado e submetido à dieta saudável

Fabiano Alcântara

Por

Atualizado em 19/05/2017

Macaco obeso da Tailândia

Macaco obeso da Tailândia

Leia mais

Um macaco selvagem morbidamente obeso apelidado de Uncle Fatty (tio gorducho) foi resgatado e colocado em uma dieta rigorosa. O macaco com sobrepeso pesa 60 libras (27,21 kg), três vezes mais que o peso média da sua espécie, após se alimentar com junk food e refrigerantes dados pelos turistas na Tailândia.

Protetores de animais capturaram o macaco, com idade entre 10 e 15 anos, em um mercado em Bangkok, após fotos do animal terem começado a circular on-line.

“Não foi fácil pegá-lo”, disse a protetora Kacha Phukem ao Daily Mail. “Ele era o líder de seu bando e quando eu tentei entrar, tive que lutar contra vários deles com paus”, afirmou.

Por causa de seu alto status dentro do grupo, outros macacos alimentaram os maus hábitos do “tio”. “Ele tinha subordinados e outros macacos trazendo comida para ele, mas ele também iria distribuía para macacos mais jovens”, disse Supakarn Kaewchot, uma veterinária responsável por sua dieta. “Ele está agora em uma condição crítica, onde há um alto risco de doenças cardíacas e diabetes.”

A nova dieta do macaco é limitada a 396 gramas de proteína magra, frutas e legumes, duas vezes por dia. Ele desenvolveu uma barriga enorme por comer previamente milkshakes, milho doce e macarrão.

Supakarn disse que espera que eles possam considerar liberá-lo na selva nos próximos meses, quando ele atingir seu peso-alvo de cerca de 7,9 kg. Ela disse que tio Fat é um exemplo de por que as pessoas não devem alimentar macacos selvagens alimentos insalubres.

“Eu entendo que as pessoas sentem pena dos macacos e querem alimentá-los quando os vêem. Mas, por favor, não dê para eles alimentos que as pessoas gostam de comer como lanches e refrigerantes. É muito ruim para sua saúde e o problema é inteiramente feito pelo homem.”

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários