Entenda por que usar maquiagem na academia é uma péssima ideia

Por

Atualizado em 9/03/2017

Lembra quando a gente podia ir à academia correr, puxar uns ferros, fazer mil abdominais e morrer, praticamente, naqueles colchões de plástico, suando como se não houvesse amanhã?

Bem, esse é o propósito da atividade física. Você rala, supera limites e dificuldades, sua bastante e fica com um look péssimo, infelizmente.

Academia não é lugar maquiagem!

Bem, isso não deveria importar tanto no fim das contas. Acontece que tem muita gente levando a academia a sério, como se la fosse o templo das selfies e da beleza absoluta.

Que mal faz correr com um pouquinho de base e blush, certo? Errado. Para começar, academia não é lugar de selfie, gente. Aparecer por lá de maquiagem, então, pior ainda.

O Metro UK conversou com especialistas em dermatologia e estética para entender os riscos dessa brincadeira “melecada” que envolve makes e exercício físico. Se liga nessa listinha nada feliz de desvantagens abaixo:

1 – Obstrui os poros

Ao contrário de produtos desenvolvidos para tratamento facial, como loções hidratantes, a maquiagem não é absorvida pela pele, ficando apenas pela superfície – como é o propósito da coisa toda.

Com o metabolismo acelerado, é normal que a temperatura do corpo aumente, fazendo com que a pele absorva aquilo que está na superfície, ou seja, maquiagem. Resultado? Poros obstruídos e o surgimento dos chatíssimos cravos.

2 – Piora a acne

Maquiagem, academia e calor resultam em poros obstruídos e espinhas cada vez mais inflamadas. Pode ser que você esteja com um pouco de receio de aparecer para a galera de cara limpa (e vermelha), mas é algo que realmente vale a pena em longo prazo.

Olá, pele inflamada!

3 – Ressecamento

Má notícia para o time dos que têm a pele seca. Durante os exercícios físicos, o suor acaba se misturando à maquiagem, ficando “preso” à pele. O pH ácido desse fluido corporal pode provocar irritações e piorar a secura da pele.

4 – Poros visíveis

Os poros ficam cada vez maiores à medida que rola aquela obstrução, que já comentamos acima, por conta da maquiagem.

Bactérias, toxinas, impurezas… E um pouco de base

5 – Toxinas do suor

Nosso organismo tenta regular a temperatura liberando o suor, que contêm toxinas e impurezas do corpo. Se ele fica preso sob uma camada de base, por exemplo, você aumenta a exposição da pele às toxinas que foram liberadas anteriormente. Imagina isso em dez anos.

6 – Rugas

Já deu para perceber como é ruim fazer academia de maquiagem, né? Suor, toxinas, impurezas e substâncias químicas, misturadas no calor do exercício físico, só pioram o estado natural da pele. Em longo prazo, espere a visita indesejada de algumas rugas.

Sugerir correção

Recomendados para você

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários