Vestido embalado a vácuo? 10 dicas para evitar vexame na festa da firma

Por

Atualizado em 14/12/2016

O assunto pode parecer batido, mas sempre há gente nova no mercado e tendências novas nas vitrines. Muitos vão participar pela primeira vez dessa confraternização. “E mesmo os mais antigos de casa, por vezes, podem escorregar no dresscode e no comportamento durante o evento”, conta a consultora de moda Rosângela Espinossi.

A autora do e-book 101 Segredos para se Vestir sem Erro no Trabalho (Editora Alpendre, R$ 15,50, em todas as lojas de livro virtuais), separou 10 dicas para os profissionais não passarem vexame junto aos amigos e colegas de trabalho e, principalmente, perto da chefia.

1 – Modelito sedutor

Não, você não está indo para uma balada. Então, esqueça aqueles vestidos sedutores, curtos, justos e decotados. Esses modelos que parecem embalados a vácuo não são para esse momento.

2 – Brilho

Veja que tipo de festa a empresa está preparando. Lembre-se que não é porque estamos no fim de ano que você precisa parecer uma árvore de Natal ou brilhar mais que fogos de artifício. Se for num local chique ou num restaurante badalado, você pode experimentar um pouco de brilho, com moderação, e caprichar mais no make e nos acessórios.

3 – Transparência

Atenção: sinal vermelho para transparência. O mesmo cuidado que você tem ao se vestir para trabalhar deve ser observado na festa da firma. Blusas muito transparentes, deixando o sutiã à mostra, não são legais. Opte por transparências localizadas. Podem ser um pouco, mas um pouco só mais ousadas do que os looks para trabalhar. Por exemplo: costas transparentes, com um bom top por baixo, é opção bem bacana.

4 – Decote

Dá para ousar um pouco mais no decote também, mas sempre até o limite do bom senso. Não vale colocar uma blusa com o decote até o umbigo, né? E sempre com top ou sutiã que sustente bem os seios.

5- Comprimento

No comprimento, até dá para ser levemente mais curto do que você usa no batente, mas sempre com moderação. Não é possível ir à festa da firma com saia que deixe à vista todo o Hemisfério Sul.

6 – Abadá

Já participei de festas de fim de ano em que era necessário o uso da camiseta própria, estilo abadá de Carnaval. Muita gente achou que estava mesmo no meio do trio elétrico. Cortou, recortou, amarrou e… o resultado foi muita pele à mostra e comentários nada lisonjeiros no dia seguinte. É legal fazer uma customização, mas ir com biquíni por baixo não dá!

7 – Regata

Para os homens, alguns conselhos. Se for uma churrascada, dá para ir bem esportivo, mas as regatas muito cavadas e camisas de time não são bem-vindas. Uma pólo ou uma bermuda bacana podem cair bem, mas não aqueles calções que a moçada está usando para entrar no mar, compridos e usados bem abaixo da cintura.

Ah, mas tem piscina! Leve o calção separado e só coloque depois de observar o ambiente. E não chegue de chinelão também, combinado? Vá de tênis e leve o chinelo na mochila.

8 – Precisa de gravata?

Se você trabalha de gravata, muitas vezes na festa da firma, o acessório não é necessário, principalmente se for numa casa noturna, com música, etc. Mesmo assim, escolha a camisa com cuidado, boa, bonita e limpinha. As de mangas compridas podem ser viradas. Se a festa for mais informal, pólos podem ser legais e calçados mais esportivos, o que não significa tênis de corrida, ok?

9- Bebida

Para os dois sexos. Beber todas não tem como consequência apenas ficar de ressaca por um dia, mas sim deixar tal impressão para a eternidade. O pior é que nem sempre você se lembra do que falou ou fez depois de uns drinques ou cervejas a mais, mas a memória da diretoria e as redes sociais estão aí para não deixar você esquecer.

10 – Paquera

No quesito paquera, todo cuidado é pouco. Imagine ficar com aquele(a) colega de outra seção com quem você nem conversa direito. Como vai ser o encontro no dia seguinte? E se você beber muito e acabar cantando seu/sua chefe. Ou pior, o marido/esposa/namorado(a) deles.

Na dúvida, haja com moderação, sempre. Evitar comentários maldosos é o melhor presente de Natal que você pode se dar. Pense nisso, principalmente em tempos de crise.

Mais dicas para se vestir no trabalho
Criado especialmente como livro digital, 101 segredos para se vestir sem erro no trabalho aproveita as funcionalidades do formato ao incluir links internos que facilitam a consulta ao glossário e enriquecem a experiência de leitura.

Está à venda nas principais livrarias, como Amazon brasileira (https://goo.gl/cGS4wQ) e americana (https://goo.gl/vp7jZt), Apple (https://goo.gl/mUOC3J), Kobo (https://goo.gl/41E3EN), Google Play (https://goo.gl/bZiVjn) e Saraiva (https://goo.gl/miFPn6).

Sugerir correção

Recomendados para você

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários