Música

Black

Martinho da Vila, Alcione, Roberta Sá e Diogo Nogueira farão shows juntos

Virgula

Por

Atualizado em 4/02/2014

A edição 2014 do ‘Nivea Viva’ será em homenagem ao samba e reunirá Martinho da Vila, Alcione, Roberta Sá e Diogo Nogueira. O formato será novo para projeto, que em 2012 teve Maria Rita homenageando Elis Regina e Vanessa da Mata, no ano passado, em tributo a Tom Jobim.

Os shows terão abertura no Rio de Janeiro, no dia 18 de fevereiro, para convidados, e em seguida, com entrada grátis e ao ar livre, passa por Porto Alegre, Rio, Brasília, Recife, Salvador e São Paulo.

Na entrevista para o anúncio nesta terça-feira (04), em São Paulo, que contou com os quatro artistas, a diretora do projeto, Monique Gardenberg, ressaltou que o samba carrega forte carga simbólica. “Todo artista sonha e busca ser sofisticado pela simplicidade e isso o samba é, com Cartola, com Noel (Rosa) e tantos outros”, afirmou.

Ela disse que atualmente o espetáculo está com 32 músicas e duas horas e meia, mas como os shows são ao ar livre, o ideal é que eles se limitem duas horas. Monique adiantou que os shows começarão com Exaltação ao Samba e passarão por blocos temáticos de temas como amor, paquera,  a relação entre pai e filho, a dicotomia entre tristeza e alegria. Ela ressaltou também que o samba trata sobre os mais diversos assuntos. “A ideia é aproveitar esse comentário do samba”, adiantou. Ela também disse que entre os compositores homenageados estarão Ataulfo Alves, Noel Rosa, Ismael Silva, Cartola, Chico Burque, Gonzaguinha, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Martinho da Vila.       

Diva do samba, Alcione agradeceu pela escolha do gênero para ser homenageada. “O samba sempre foi muito marginalizado, tudo era culpa do samba, se o arroz ou o feijão subiam no supermercado, a culpa era do samba. Então, o samba e os sambistas sofreram muito para colocar o samba no seu devido lugar. Martinho da Vila foi um que contribuiu para isso, João Nogueira, pai de Diogo. Hoje, o samba se sente prestigiado”, avaliou a Marrom.

Roberta Sá, nome de destaque da nova geração da MPB, assim como Nogueira, afirmou que já estava com a ideia de se aproximar do samba. “Meu último disco tem um samba só. E eu já tinha colocado no meu iPod, nas minhas playlists, um monte de samba para voltar a ouvir e estava começando a pensar nesse retorno de intimidade com o samba”, contou.

Nogueira ressatou que o projeto será uma homenagem aos compositores e o samba. “Estou feliz por levar a  nossa cultura pelo Brasil afora, em as pessoas poderão assistir aos shows de graça, se divertir, estando ao lado lado do Martinho, da Alcione, que me chamava de anjinho, quando eu tinha o calebo enroladinho”.   

Já Martinho da Vila, com sua habitual tranquilidade, foi o último a falar. “Eu tô na boa porque azul e branco são as cores da Vila Isabel, falei para o diretor, vê se bota um samba da vila nesse roteiro. E também essas pessoas, é tudo gente minha, Roberta é do coração, Diogo eu vi na barriga da mãe dele e Alcione é irmã desde a primeira hora, já me salvou algumas vezes. Outro dia, naquele palco, eu estava quase morrendo, você lembra? Você chegou com aquele leque. Mas estava um calor terrível, aí ela puxa o leque e me abana, olha só, que chique. E uma vez também, eu estava meio quebrado, sofri um acidente, sei lá, ela veio me visitar, Martinho olha o São Francisco aqui, que é para você ficar bom depressa. Fiquei logo, a reza da Alcione é forte”, revelou o bamba.

O axé, como convém quando se fala em samba, promete ser forte. A escalação dos quatro nomes da velha e da nova guarda será uma espécie de Buena Vista Social Club do gênero brasileiro, algo como um Samba All Stars. Como disse Chico Buarque em De Volta ao Samba: “Pensou que eu não vinha mais, pensou / Cansou de esperar por mim / Acenda o refletor / Apure o tamborim / Aqui é o meu lugar/ Eu vim”. Apesar de nunca sair de cena, o samba está sempre voltando e nós sempre voltando ao samba.      

SERVIÇO

Agenda de shows NIVEA VIVA o Samba

Porto Alegre 16 de março
Rio de Janeiro 23 de março
Brasília 6 de abril
Recife 13 de abril
Salvador 27 de abril
São Paulo 25 de maio

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários

Os comentários estão fechados.