“Penteei o cabelo depois de 4 semanas”: relato sobre depressão viraliza na internet

Por

Atualizado em 9/05/2017

Leia mais

Traçar um panorama sobre a depressão vai além de imagens e retratos de pessoas tristes, cabisbaixas, enxugando as lágrimas sob o cobertor. Alguns sinais, menos óbvios e tão alarmantes quanto, também acompanham o dia-a-dia de quem carrega o peso do real diagnóstico nos ombros.

Prova disso é o relato da jovem Katelyn Marie, feito no último sábado, que já alcançou mais de 240 mil compartilhamentos e quase 170 mil likes. Na foto, Katelyn aparece penteando os cabelos. Normal, né? Não para uma pessoa que tem depressão e não consegue encontrar forças para realizar as atividades mais básicas do cotidiano.

Na legenda, a jovem explica o que a motivou a postar uma selfie tão enigmática e fora do comum. Katelyn não penteava os cabelos há quatro semanas, período em que sofrera uma profunda crise de depressão. “Ele estava grudado e todo embaraçado. Chorei enquanto lavava e condicionava os meus cabelos, porque me esqueci como era sentir meus dedos correndo pelos fios”.

“Também escovei os dentes pela primeira vez na semana. Minha gengiva sangrou e a água da pia ficou vermelha. Quando saí do banho, percebi que estava cheirando bem, como há tempos não cheirava”, acrescentou Katelyn.

Ela aproveitou o desabafo para acabar com a glamourização que alguns insistem em ver na depressão. “Não é bonito. Depressão é falta de higiene, louça suja e um corpo anestesiado, que dorme demais. Depressão é ter apenas três amigos que continuam por perto por serem pacientes como santos. Depressão é chorar até não ter mais lágrimas”.

O apelo do final texto é ainda mais sincero. “Pegue leve com amigos e familiares que estão tendo problemas para cuidar da higiene, sair ou mesmo tomar conta de si mesmos. E por favor, acredite neles quando resolverem falar sobre a depressão. Nós estamos tentando, juro que estamos. Viu? Eu até penteei o meu cabelo”.

Nos comentários do Facebook, usuários da rede social compartilharam vivências semelhantes e agradeceram Katelyn pelo post impactante.

Veja mais:

Sugerir correção

Recomendados para você

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários