Questão de saúde! Cinco dicas para quem quer (e precisa!) parar de roer as unhas

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Atualizado em 21/08/2017

Verdade! A falta de vitamina D no organismo enfraquece não só os ossos, mas as unhas também. Por isso, para repor o complemento perdido, a exposição ao sol por, aproximadamente, quinze minutos, ajudará a repor

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30% da população mundial têm o hábito de roer as unhas, informou a revista Iranian Journal Of Medical Sciences. Apesar de muita gente achar que o ato não é nada demais, ele pode trazer problemas para a saúde.

A onicofagia – mania de roer as unhas – não está relacionado com a faixa etária e os motivos podem mudar de pessoa para a pessoa, como nervoso, ansiedade, gome, tédio ou até mesmo uma grande decepção. “A unha e a pele são nossa proteção contra bactérias e doenças externas. Quando removemos uma cutícula, por exemplo, automaticamente estamos rompendo a proteção. Dessa forma, ficamos expostos a inúmeros perigos”, conta Luzia Costa, fundadora da Beryllos, uma rede especializada em cutículas.

O ato de roer unhas pode causa ainda problemas gastrointestinais, prejudicar a dentição, a musculatura e a articulação do maxilar. Levar as mãos à boca ainda deixa a pessoa mais exposta a bactérias. Pensando nisso, a especialista Luzia Costa deu cinco dicas para quem quer controlar esse vício. Confira:

1. Identifique o que ou quando você tem vontade de roer as unhas
“Saiba identificar o momento exato que desperta a vontade de roer as unhas. Esse é o primeiro passo para saber se o hábito está relacionado a problemas no trabalho, na vida pessoal, e assim por diante”, dá a dica Luzia Costa.

2. Roer as unhas é um alerta para vários problemas, não só ansiedade. Fique atento e procure um especialista!
Luzia Costa: “Muitas pessoas associam a prática com a ansiedade. Estudos mostram que pode estar relacionado, mas que esse sentimento não é o único que desencadeia essa compulsão. Ansiedade, tédio, estresse, tristeza, tudo isso pode interferir de maneira direta no costume. Procure um médico ou especialista para fazer um acompanhamento”.

3. Mude o foco!
“Mastigue um chiclete, bala ou algo do gênero, mudar o foco é importante principalmente em momentos de ansiedade ou incertezas. Quando estiver em uma posição difícil, respire fundo e tente controlar suas emoções”, relata a especialista.

4. Tenha um kit manicure por perto
“Toda vez que você pensar em roer as unhas, tire da bolsa um ‘kit manicure’, com tesoura pequena e lixa. Com o hábito de lixar ou cortar, amenizamos a ação de roer. Tente manter sua mão longe da boca. Importante: Não compartilhe o seu kit com ninguém, isso pode acarretar em problemas futuros”, explica Luzia.

5. Hidrate as mãos
“Esse truque é ótimo. Mantenha sua mão hidratada, se possível, 24 horas por dia. Quando você sentir vontade de roer a unha vai lembrar que sua mão está com creme e a chance de finalizar a ação será mínima. Além disso, mantenha as unhas feitas, o que aumenta a chance de não levar a mão na boca para não estragar”, completa.

 

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