Assédio e bullying x clichês: os acertos e erros da necessária ’13 Reasons Why’

João Vieira

Por

Atualizado em 3/04/2017

 

13 Reasons Why estreou dia 31 de março

Divulgação 13 Reasons Why estreou dia 31 de março

Leia mais

Uma nova série favorita do público Netflix está no pedaço. Adaptada por Brian Yorkey e dirigida por Tom McCarthy, 13 Reasons Why ganhou o carinho dos telespectadores e tem avaliação acima da expectativa nos sites especializados.

O seriado é uma adaptação do livro Os Treze Porquês, lançado em 2007 por Jay Asher, e conta a história de Clay (Dylan Minnette), um adolescente de 17 anos que está no terceiro ano do colegial e acaba de perder sua amiga/paquera, Hannah Baker (Katherine Langford), que, sem muitas explicações, resolveu tirar a própria vida.

A confusão de Clay se transforma em angústia e espírito de vingança quando ele começa a ouvir os 13 lados de fitas cassetes gravadas por Hannah explicando porque se suicidou, isso porque cada um dos capítulos traz um colega de escola como culpado.

A produção, que tem ninguém menos que Selena Gomez como uma de suas colaboradoras, fala de bullying, assédio moral, sexual, sexismo e objetificação do corpo da mulher, tudo isso ambientado em um clima escolar típico das produções high school americanas.

Ou seja, é absolutamente necessária.

Abaixo, nós listamos os acertos e erros da trama, que está disponível na Netflix, com 13 episódios, desde sexta-feira (31).

Primeiro, os acertos: 

1. Christian Navarro

Christian Navarro é Tony

Divulgação Christian Navarro é Tony

O ator é um dos pontos altos de 13 Reasons Why. Como Tony, Navarro dá ao personagem o clima nebuloso e misterioso que ele pede. Assim, desde as primeiras cenas, mesmo quando ele ainda não mostrou ao que veio, o telespectador já percebe que há algo diferente naquele cara pelo seu jeito de falar e olhar.

 

2. O tema 

13 Reasons Why

Divulgação 13 Reasons Why

Quando saiu, 13 Reasons foi chamada como uma série sobre suicídio. Nas primeiras campanhas, muita gente chegou a acreditar que ela explicaria como uma pessoa deve se suicidar, quando, na verdade, não tem nada a ver com isso e vai muito além da tragédia. De forma bastante didática, o seriado transita entre assuntos absolutamente relevantes na sociedade atual, como cyberbullying, bullying, assédio moral, sexual, objetificação do corpo da mulher, sexismo e negligência.

Um dado da Organização Mundial da Saúde de 2015 mostrou que, nos dias de hoje, o suicídio faz mais vítimas entre adolescentes que o vírus HIV. Tirar a própria vida, segundo o órgão, já é a segunda principal causa de morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade.

 

3. Transição entre flashback e atualidade 

Clay é protagonista de 13 Reasons Why

Divulgação Clay é protagonista de 13 Reasons Why

Transitar entre flashback e atualidade é sempre um desafio para produções que utilizam desse recurso, especialmente porque a chance de causar confusão e dispersão no espectador é grande. Em 13 Reasons Why, o estilo é utilizado de forma exemplar. O posicionamento de Hannah como um espírito nas cenas atuais casa perfeitamente com a postura e sentimento de Clay, além de se relacionar completamente com o conteúdo da fita que ele está ouvindo no momento.

4. Selena Gomez 

Selena Gomez

Reprodução Selena Gomez

Pegar a atenção do público adolescente com uma série repleta de atores desconhecidos é uma tarefa bem difícil. Por isso, ter uma pessoa popular como Selena Gomez na produção é fundamental. A cantora chamou seus fãs para acompanharem o seriado e fez uma campanha pesada para fazê-la dar certo. Além disso, Selena acertou ao preferir ficar atrás das câmeras, evitando que a curiosidade por vê-la atuar fosse maior do que a importância do tema, que é – e merece ser – o protagonista.

5. Trilha sonora 

Trilha de 13 Reasons Why é bem popular

Divulgação Trilha de 13 Reasons Why é bem popular

Em tempos de redes sociais e internet, uma trilha sonora bastante popular é fundamental para cativar um público como o que é alvo da série. Na lista, duas canções são interpretadas por Selena: Only You Kill Em With Kindness. Além disso, temos hits de Joy Division, The Cure e Billie Eilish.

6. Mensagem direta para o espectador 

Hannah Baker

Divulgação Hannah Baker

Em diversos momentos, Hannah dialoga diretamente com o telespectador, seja ele agressor ou agredido. Considerando que a maioria do público-alvo ainda está na escola, a série não tem medo de retratar esse ambiente como absolutamente perigoso e prejudicial aos jovens atualmente. Hannah deixa claro que sua morte foi causada por seus colegas, o que faz com que todos – estando nessa fase da vida ou não – repensemos sobre nossas atitudes enquanto sociedade. Não só como agressores, mas como propagadores de agressões disfarçadas de brincadeira.

7. Kate Walsh 

Kate Walsh

Divulgação Kate Walsh

Se você é fã de Grey’s Anatomy Private Pratice, muito provavelmente morreu na frente da TV ao ver Kate Walsh em ação novamente. A eterna Addison Montgomery vive Olivia Baker, mãe de Hannah e uma das mais determinadas a descobrir o que realmente causou a morte de sua filha. Abusando da dramatização de sua personagem, Walsh mostrou que os estudos antes da série valeram a pena. A atriz visitou famílias que sofreram perdas traumatizantes nos últimos anos e até uma em especial que passou por uma situação muito parecida com a retrata em 13 Reasons. 

E agora, os erros: 

1. Todas as atuações são muito parecidas 

Parte do elenco da série

Divulgação Parte do elenco da série

Exceção feita a Christian Navarro, todas as atuações são muito parecidas. Os estudantes utilizam as mesmas expressões, gírias e formas de falar, mesmo que tenham histórias, criações e missões na série completamente diferentes. Já entre os adultos, todos rumam para o mesmo caminho: a relação de casal do pai ou rígido ou desinteressado contra a mãe instável ou invasiva.

2. Brandon Flynn

Justin em 13 Reasons Why

Divulgação Justin em 13 Reasons Why

Brandon Flynn parece ter tido sérias dificuldades em entender que a principal função de Justin não é ser galã. O ator tinha um papel absolutamente interessante em mãos, sendo um personagem fundamental para se entender a história como um todo, mas pouco consegue desenvolver além daquilo que está no roteiro. Brandon não traz o olhar perturbado que Justin implora para ter durante o desenvolvimento da história, tendo alguns bons momentos, mas longe daquilo que poderia ser alcançado em um trabalho com tantas possibilidades.

3. Clichês 

São vários clichês

Divulgação São vários clichês

Muito mais por culpa do livro do que da série em si, são vários clichês em que 13 Reasons Why esbarra. O grande protagonista da história é o garoto antissocial e desajeitado, os vilões são os fortões, populares e esportistas com ótimo desempenho escolar, o cara estranho toca em uma banda e o enigmático é um perseguidor apaixonado por fotografias. Quantas vezes não vimos isso em produções high school americanas, não é mesmo?

4. Algumas partes são meio arrastadas 

13 Reasons Why

Divulgação 13 Reasons Why

Muita gente reclamou que 13 Reasons Why é um tanto arrastada. São 13 episódios, sendo um para cada lado das fitas ouvidas por Clay. Só que nem todas as histórias merecem um episódio inteiro de quase 1 hora. Algumas – que não vamos citar aqui por motivos de spoiler – poderiam ser casadas com outras no mesmo capítulo. O fato de cada parte ter seu episódio faz com que a narração de Hannah acabe sendo um pouco repetitiva em alguns trechos, com ela chegando até a repetir a mesma coisa algumas vezes e de forma desnecessária.

21 filmes escondidos no catálogo da Netflix

1 de 21
Compartilhe Twitter Google +

360

O filme conta histórias de amor de diferentes pessoas em vários países onde seus destinos se encontram em vários aspectos.

Créditos: Divulgação

A Negociação

Robert Miller (Richard Gere) é um milionário que está prestes e vender sua companhia para um grande banco e deseja fazer isso da forma mais rápida possível, para evitar que uma fraude sua seja revelada. Ao mesmo tempo, divide suas atenções entre sua "família perfeita" e sua amante (Laetitia Casta). Ao sofrer um acidente de carro após dormir ao volante, Miller se vê em uma situação inesperada. A amante, que lhe acompanhava, morre e ele acaba abandonando o local do acidente.

Créditos: Divulgação

Antes de Eu Partir

O bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers são dois pacientes terminais em um mesmo quarto de hospital. Quando se conhecem, resolvem escrever uma lista das coisas que desejam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.

Créditos: Divulgação

Até o Fim

Um homem viaja sozinho em seu veleiro pelo Oceano Índico. Porém, a embarcação se choca contra um contêiner abandonado e sofre terríveis danos. Agora ele terá que se esforçar para sobreviver no meio de uma tempestade e com cada vez com menos recursos.

Créditos: Divulgação

Beleza Americana

Lester Burham não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Desencantado com sua esposa Carolyn e pai da adolescente Jane, o melhor momento de seu dia é quando se masturba no chuveiro. Porém seus objetivos mudam quando conhece Angela Hayes, amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida com a ajuda de seu vizinho Ricky.

Créditos: Divulgação

Chatô

Inspirado no best seller homônimo de Fernando Morais, conta a história da vida e obra de Assis Chateaubriand. Em seu delírio, Chatô se vê dentro de um show de TV ao vivo, transmitido para todo o país, mostrando a aventura que foi a construção e o declínio de seu império de rádios, jornais e TVs. Uma disputa de amor e poder em trama épica sobre o magnata das comunicações no Brasil.

Créditos: Divulgação

Deus da Carnificina

Nesta divertida comédia, dois meninos brigam na escola e seus pais decidem resolver o problema de forma civilizada. Os dois casais se encontram para tomar um café e discutir a situação de seus filhos.

Créditos: Divulgação

Donnie Darko

Donnie é um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver e que o encoraja a fazer brincadeiras humilhantes com quem o cerca. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.

Créditos: Divulgação

Entre Nós

Sete jovens viajam para uma casa de campo e decidem escrever cartas para serem abertas dez anos depois. A viagem acaba em tragédia, com a morte de um dos amigos. Após uma década, o grupo volta a se reunir e revive emoções de um passado mal resolvido.

Créditos: Divulgação

Extermínio

Uma praga transforma a maioria da humanidade em zumbis sedentos de sangue. Um grupo ainda não afetado se prepara para a mais perigosa jornada de suas vidas: tentar chegar a uma fortaleza militar em Manchester.

Créditos: Divulgação

Greta

Uma adolescente rebelde e suicida é enviada para a casa de seus avós no verão, onde sua vida toma um rumo inesperado.

Créditos: Divulgação

Infidelidade

O casamento de Edward e Connie está em crise. Quando descobre que está sendo traído, Edward entra em um acesso de fúria e mata o amante de Connie. Este ato faz com que surja uma paixão única, fazendo que se tornem cúmplices no assassinato.

Créditos: Divulgação

Into the Wild

Christopher McCandless, filho de pais ricos, se forma na universidade de Emory como um dos melhores estudantes e atletas. Porém, em vez de em embarcar em uma carreira prestigiosa e lucrativa, ele escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar pelo Alasca.

Créditos: Divulgação

O Mordomo da Casa Branca

Cecil viveu a dureza da escravidão. Depois, trabalhou como mordomo na Casa Branca e testemunhou acontecimentos que mudaram o rumo da nação durante oito mandatos presidenciais. Enquanto isso, precisava ser marido e pai em uma sociedade turbulenta.

Créditos: Divulgação

O Plano Perfeito

Assaltantes invadem um banco em Nova York e fazem reféns. A polícia chega ao local esperando resolver a situação rapidamente, mas os detetives Frazier e Mitchell se surpreendem com a inteligência e a frieza do líder dos bandidos, Dalton Russell. Quando a capacidade de Frazier começa a ser questionada, surge uma enigmática jogadora de pôquer e solicita um encontro a sós com Russell.

Créditos: Divulgação

Reação em Cadeia

A descoberta de um combustível potente e não poluente desperta o interesse de criminosos, e a jovem dupla de pesquisadores envolvida no projeto acaba sendo acusada de assassinato e espionagem.

Créditos: Divulgação

Sete Dias com Marilyn

Michelle Williams vive Marilyn Monroe, papel que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. O filme mostra a estadia de Marilyn em Londres para gravar um filme. Durante uma semana, um assistente de produção mostra um pouco do país à estrela.

Créditos: Divulgação

Shaft

Policiais corruptos, pequenos traficantes de drogas, informantes vulgares e sádicos jovens ricos estão prontos para matar. Para o detetive e policial John Shaft, é apenas mais uma noite no submundo de Nova York, outro turno encarando os policiais e criminosos que querem vê-lo morto e um sistema judicial que prospera com dinheiro, não com a justiça.

Créditos: Divulgação

Sob a Pele

Uma bela mulher de cabelos negros e lábios vermelhos seduz os homens solitários que encontra em seu caminho. Ninguém imagina que sob sua pele se esconde uma perigosa alienígena que pode acabar com vidas para cumprir os desejos da sua espécie.

Créditos: Divulgação

The Details

Jeff e Nealy Lang são casados há dez anos, mas nunca imaginaram que suas vidas mudariam com a chegada de um guaxinim no jardim de casa. O animal abre as portas para muitas complicações, infidelidades e assassinatos.

Créditos: Divulgação

Um Drink no Inferno

Dois irmãos criminosos sequestram um pastor e sua família e cruzam a fronteira, chegando ao México. Eles se escondem em uma boate mexicana, mas descobrem que os frequentadores do local são vampiros.

Créditos: Divulgação

Sugerir correção

Recomendados para você

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários