Machismo, confusão e mais do mesmo: 10 erros difíceis de perdoar em ‘A Lei do Amor’

João Vieira

Por

Atualizado em 16/03/2017

a lei do amor

 

Leia mais

A Lei do Amor era uma novela que prometia bastante. Desde quando foi anunciada pela primeira vez, quando ainda se chamava Sagrada Família, a trama anunciava uma intensa e movimentada história política, tanto por isso foi adiada de sua estreia original, em 2015, para outubro de 2016, logo após Velho Chico, uma produção mais “novelão clássico”.

Só que as cascas de banana foram tantas que, chegando ao seu final, a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari ainda não deixou claro seus objetivos e cometeu erros quase imperdoáveis para uma titular do horário nobre na Globo.

Com audiência média entre 25 e 27 pontos, A Lei do Amor escorrega ao retratar machismo, exibir cenas ultrapassadas e recorrer ao batido recurso de “atorzão galã que surge do nada pra resgatar a donzela mais solitária”. Todos esses acontecimentos estão detalhados logo abaixo.

Tião Bezerra e essa interminável jornada de galã do José Mayer 

O que a novela quer dizer com Tião Bezerra?

TV Globo/Divulgação O que a novela quer dizer com Tião Bezerra?

Até Antônio Fagundes já aceitou seu novo papel na dramaturgia, só falta você, Zé! Tião é o principal vilão de A Lei do Amor. Ele é bronco, violento e impiedoso, mas duas características exageradamente demonstradas não fazem o menor sentido para a trama: o machismo e a misoginia. Em nenhum momento ficou exatamente claro a razão pela qual Tião precisa humilhar, xingar e bater em mulheres para ser um grande vilão, uma vez que essas suas atitudes nunca são confrontadas com, por exemplo, uma denúncia por violência doméstica. Até sua relação com Magnólia, a outra vilã, é pautada a partir dessa premissa, que aparentemente não entrará em pauta como discussão de fato.

A foto que define Tião Bezerra

TV Globo/Divulgação A foto que define Tião Bezerra

 

Este casal 

Pedro e Helô

TV Globo/Divulgação Pedro e Helô

Pedro (Reynaldo Gianecchini) e Helô (Cláudia Abreu) não são clichês apenas em seus nomes, mas nas atitudes também. O casal repete aquela velha história do homem viajante, confiante, simples (mas rico) e charmoso que deixou para trás um amor não vivido com uma donzela em apuros, que está sempre triste e nunca consegue alcançar a felicidade de fato. Helô sofreu nas mãos de Tião e, agora, sofre as dores de ter sido traída por aquele que deveria ter lhe salvado da escuridão. Quantas vezes, né, gente!?

Além disso, toda a estrutura de relacionamento dos dois é absolutamente machista, com a loira sempre dependendo da presença de Pedro para conseguir esboçar um sorriso, mostrando uma exagerada ideia de que ela não pode ser feliz sem ele e blá, blá, blá. Isso nos leva a outro tópico:

“Eu não te traí, foi apenas sexo” 

Um minuto de silêncio para o pior papel de Gianecchini na TV

TV Globo/Divulgação Um minuto de silêncio para o pior papel de Gianecchini na TV

Em uma das piores cenas em novelas globais dos últimos tempos, Pedro, que é o mocinho (O MOCINHO!) de A Lei do Amor, diz que Helô não quer ficar com ele porque é “idiota”, “orgulhosa” e “está se excluindo”. Ele diz isso tudo depois de ser pego na cama com Laura (Heloisa Jorge), ao que ele não chama de traição, mas sim de “apenas sexo”. justificando que estava bêbado demais na hora. “Sabe porque você não consegue me perdoar? Porque você prefere fazer o papel da garota que nunca consegue ser feliz”, diz ele em certo ponto da discussão. A cena termina com Helô chateada e com ar de arrependida por suas atitudes.

???????

Óbvio que tudo será esquecido e eles acabarão juntos porque é assim que as coisas são.

Laura e Pedro foram pegos na cama por Helô, mas isso não é nada

TV Globo/Divulgação Laura e Pedro foram pegos na cama por Helô, mas isso não é nada

 

A discussão de Laura e Helô por Pedro 

'

TV Globo/Divulgação Laura e Helô discutindo por Pedro

Antes do casalzinho ser pego na cama, Laura e Helô armaram o maior barraco por Pedro na frente da mansão do macho alfa. Como a loira faz a donzela insegura e em apuros, foi tirar satisfação com a destruidora de lares por conta de um suposto interesse no príncipe valente de cabelos longos. Ao ser informado pela empregada da confusão que estava rolando em frente ao seu castelo por sua causa, nosso herói tratou logo de dar uma lição de moral em sua esposa por conta da briga, porque ele é certamente mais evoluído que as duas em todos os aspectos. Uma cena que poderia ser de uma novela em 1917, mas é 2017 mesmo.

 

Aliás, vamos falar da relação de Laura e Pedro? 

Laura e Pedro

TV Globo/Divulgação Laura e Pedro

Laura é uma mulher rica, bem resolvida, que aparentemente cruzou o Atlântico de Portugal ao Brasil apenas para fisgar o ex que seguiu a vida sem ela. Com uma filha como álibi, a forasteira poderia ser apenas uma mãe que quer viver amigavelmente com o pai de sua criança? Poderia, mas no universo de A Lei do Amor, uma mulher poderosa não é uma mulher poderosa se não acabar com a felicidade do casal principal. O papel de Laura na novela continua sem explicação, porque eu me recuso a acreditar que a única função dela na trama é conquistar o coração de Pedro novamente.

A filha da mocinha com leucemia que é salva pela mãe

Nem dá pra considerar spoiler contar o fim da história de Letícia porque a gente já viu antes.

Muito original

TV Globo/Divulgação Muito original

A mesma coisa que aconteceu em Laços de Família (2000) acontecerá agora, como já havíamos descoberto.

Podia mudar um pouquinho, né?

TV Globo/Divulgação Podia mudar um pouquinho, né?

 

E essa história da Marina, hein? 

Novo cabelo, nova pessoa

TV Globo/Divulgação Novo cabelo, nova pessoa

A talentosa Alice Wegmann ganhou de presente o papel de Isabela, responsável por dividir o coração de Tiago (Humberto Carrão) com Letícia (Isabella Santoni). Para promover um twist na trama em uma época de audiência baixa, Isabela sumiu e voltou como Marina. Ou não. Isso porque a mudança acabou causando uma confusão na cabeça de todo mundo – inclusive na nossa – se Marina é ou não Isabela. Aparentemente, porém, uma mudança na cor do cabelo é o bastante para diferenciar uma da outra, fazendo até Tiago achar que se trata de uma nova pessoa.

Eriberto Leão

Isso era realmente necessário?

TV Globo/Divulgação Isso era realmente necessário?

Recorrer ao galã de novelas na reta final para dar aquele “boom” na audiência é um recurso bastante conhecido – e ultrapassado, digamos. Quem não lembra do Tony Ramos entrando como namorado de Maysa láááá nas últimas semanas de O Clone (2002)? Normalmente, esse galã entra com a função de fazer companhia a uma personagem feminina que ainda não se acertou com ninguém e não pode acabar sozinha DE JEITO NENHUM.

Pra isso, veio Eriberto Leão.

Ele vive o engenheiro Leonardo, que voltou a São Dimas, a cidade fictícia onde se passa parte da trama, após sua empresa ser investigada pela Lava-Jato (porque dã, né?). Lá, ele encontra a prefeita Salete (Claudia Raia), uma mulher de fibra que vive tentando se encontrar na vida amorosa, mas não consegue, até que o moço charmoso e rico chega para lhe dar uma mão.

 

Vamos tentar entender essa cena aqui? 

Magnólia matou Elio nesta semana

TV Globo/Divulgação Magnólia matou Elio nesta semana

A cena em que Magnólia (Vera Holtz) mata Elio (João Campos) foi responsável pelo recorde de audiência de A Lei do Amor. Mas vamos combinar que alguns detalhes nesse reboliço são mais surreais que a mente criativa da Gloria Perez.

gloria

Primeiro que, de forma completamente injustificada, Elio deixa a porta de seu apartamento aberta após a saída do hacker que o ajudou a colher provas contra Mag. Quer dizer, o jornalista tem em suas mãos uma arma poderosíssima contra os criminosos mais perigosos do pedaço e não está nem aí para sua própria segurança.

Mas tá, ele se descuidou e pagou por isso. Tudo bem.

Só que sério que o disparo de um tiro dentro de um apartamento – com a porta aberta – pode ser ofuscado por barulhos de fogos? Quer dizer, a não ser que o vizinho pensasse que tinha alguém estourando uns rojões no corredor do andar, fica meio difícil de acreditar.

Mas é só uma obra de ficção, beleza, nós entendemos.

Aí, no dia seguinte, foi lá a polícia investigar o presunto e colher as provas do crime. Elio filmou tudo com a câmera de seu computador, que de forma esperta foi ligada por ele antes de dizer “adeus”. Os investigadores, então, entram no apartamento e o computador simplesmente não está lá. É que Ana Luiza (Bianca Müller) levou o notebook com ela ao ver o namorado morto, sem muitas razões, o que é meio absurdo, uma vez que qualquer pessoa que já assistiu um episódio de CSI sabe que a cena do crime deve ser preservada.

Por fim, esse núcleo lamentável 

Que timaço

TV Globo/Divulgação Que timaço

Grazi Massafera acabara de sair do papel de sua vida, a modelo Larissa, que tem a carreira destruída pelo vício em crack. De presente, a ex-BBB ganha a chance de viver a ex-prostituta Luciane em A Lei do Amor. Tudo bem, a intenção era justamente que ela fosse cômica e divertida, como de fato é, mas só isso mesmo? Não há nada com que Grazi possa contribuir na trama? Aparentemente, não. Assim como todos os outros integrantes deste núcleo completamente alheio ao restante da novela.

Vem ver os bastidores da gravação da novela 'A Lei do Amor'

1 de 12
Compartilhe Twitter Google +

A Lei do Amor

Claudia Abreu, Reynaldo Gianecchini, Chay Suede e Isabelle Drummond

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

As gravações estão acontecendo em Paraty, no Rio de Janeiro

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Isabelle Drummond

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Isabelle Drummond

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Claudia Abreu e Reynaldo Gianecchini

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Claudia Abreu e Reynaldo Gianecchini

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Reynaldo Gianecchini e Chay Suede

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Claudia Abreu e Reynaldo Gianecchini

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Isabelle Drummond e Chay Suede

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Claudia Abreu e Reynaldo Gianecchini

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Reynaldo Gianecchini

Créditos: Reprodução/Instagram

A Lei do Amor

Claudia Abreu, Reynaldo Gianecchini, Chay Suede e Isabelle Drummond

Créditos: Reprodução/Instagram

Sugerir correção

Recomendados para você

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários